Nada a ser feito

É natural dos peixes nadar, e por isso todo peixe nada. É natural das lesmas rastejar, e por isso toda lesma rasteja. É natural dos tigres rugirem, e por isso todo tigre ruge. É natural dos cachorros latirem, e por isso todo cachorro late. Ainda que os seres não passem todo o seu tempo fazendo o que lhes é natural, hora ou outra acabam por voltar a fazê-lo: ainda que os cães passem um dia inteiro em silêncio, refreando suas vontades caninas de fazer alvoroço e latir uns com os outros, mais cedo ou mais tarde eles voltam a latir entre si. É só natural.
Pode vir quem quiser, lhes pôr focinheiras, lhes adestrar a só latir quando for permitido, dar a aos cachorros ossinhos pra roer e gastar os dentes como recompensa à mudez aversa à natureza. Mas hora outra eles latem: quando voltam a se ver, e o instinto natural aparece, os cães latem pra quem quiser ouvir, sem vergonha de serem cães - muito pelo contrário, orgulhosos do que são. Veja se tem cabimento essa gente querendo ensinar os cães a deixarem de ser cães, a negarem tudo que eles são. Acho, no mínimo, um desrespeito a tudo que os cães pensam.
Mas já disse e repito, sem medo de parecer redundante: nada adianta, volta e meia eles tornam a latir, voltam a mostrar quem são, o que pensam e sentem. Não são capazes de apagar de si mesmos essa deliciosa sensação que é gostar de ser quem se é. E mesmo quando resignam-se, pela alegria alheia, ao silêncio, os olhos atentos e as orelhas levantadas denunciam que o adestramento é incapaz de torná-los menos cães, menos leais, sinceros e espontâneos. Os menores detalhes do comportamento são resquícios gritantes e alarmantes de um latido preso na garganta, procurando qualquer brecha e qualquer espaço que possa pra sair. Não há cachorro que deixe de ser cachorro, que deixe latir, com cada uma das cinco letras.

Comentários

Heloísa disse…
E por isso que cachorros são mais legais que tudo no mundo. =D

(tá, prefiro gatos, sempre ambiguos)

Postagens mais visitadas